Hoje vou falar sobre um assunto que já foi mais do que divulgado pela mídia, mas que acho válido abordar aqui também, afinal o caso engloba dois temas pelos quais eu me interesso muito: futebol e dependência química.

Jobson chegou ao Botafogo no final de setembro do ano passado, vindo da Coréia do Sul com fama de indisciplinado. Acredito que ninguém esperava muito do jogador, que acabou surpreendendo pelas boas apresentações nas rodadas finais do brasileiro. Rapidamente o futebol de Jobson se valorizou e sua transferência para o Cruzeiro foi negociada logo após o término da temporada. Mas o que ninguém esperava aconteceu, ele foi flagrado em dois exames antidoping pelo uso de cocaína. Em uma entrevista a Globo assumiu que havia usado a substância apenas uma vez, numa festa, por incentivo de uma atriz que ele preferiu não citar o nome. Só que de acordo com especialistas, a cocaína é detectada na urina por no máximo uma semana após o uso, tempo esse muito menor que os 28 dias de intervalo existente entre os dois exames realizados, o primeiro no jogo contra o Coritiba e o segundo no jogo contra o Palmeiras.

O julgamento do jogador pelo STJD ocorreu essa semana e em seu depoimento, Jobson mudou a versão relatada por ele na entrevista para a tv. No depoimento, revelou que não havia cheirado cocaína, mas sim fumado crack por algumas vezes. A substância é praticamente a mesma, porém é mais prejudicial já que sua área de absorção é muito maior do que quando inalada na forma de pó. Afirmou ainda que faz uso da droga esporadicamente desde 2008. Sinceramente? Não sei qual das duas versões é verdadeira. A primeira não fez muito sentido, justamente pelo o que eu escrevi anteriormente a respeito das datas. Mas também não acredito que alguém consiga usar o crack esporadicamente a mais de um ano sem desenvolver um alto grau de dependência, algum comprometimento físico e cognitivo além de nunca ter sido flagrado em nenhum outro exame antidoping.
Não quero julgar ninguém, muito menos refutar o que foi dito pelo jogador em seu depoimento.
Mas também não posso negar que o impacto causado por essa 2ª versão é muito maior. O crack vem sendo muito discutido, atualmente, pela mídia que faz questão de enfatizar seu caráter

destrutivo, como uma espécie de “caminho sem volta”. Por mais danosa que a cocaína seja, não imprime ao seu usuário um aspecto de fragilidade tão grande quanto o crack. Tanto que conseguimos imaginar um famoso ou alguém bem sucedido cheirando pó em uma festa, mas quando pensamos no crack, a imagem nos vem à cabeça, na maioria das vezes, é de alguém destruído, morando na rua. Posso estar enganada, mas acredito que os auditores veriam com outros olhos se o Jobson tivesse cheirado por diversão com a tal atriz. Assumindo-se como usuário de crack, o jogador passou a ser visto como alguém que realmente precisa de ajuda e a situação adquiriu um caráter mais relacionado à doença e não apenas a uma “zoação” inconseqüente. Até que ponto isso pode ter influenciado na decisão dos auditores, eu não posso dizer, mas é algo a ser pensado.
Confesso que fiquei triste por toda essa situação, afinal o jogador estava numa ascendência incrível e o seu futebol bem repercutido na mídia (e todos nós sabemos o quanto essa visibilidade é importante hoje em dia). Espero realmente que ele possa aprender com tudo isso e que continue treinando e se dedicando durante os dois anos de suspensão, pois o futebol, provavelmente, será o seu principal aliado na luta contra as drogas.
acho que ele deve ser punido até que se prove que consegue ficar um tempo sem usar...afinal cada um faz o que quiser! na real o crack nao ajuda,so prejudica,nao faz mto sentido ele ser suspenso,mas..é a hipocrisia social que afeta as leis da FIFA
ResponderExcluirDó nada, Vanessa ! Tem q banir esse FDP !!!!!
ResponderExcluirBem feito !!!
Se ele não tivesse dopado não teria feito 2 gols no meu tricolor, teriamos ganho a partida e tariamos comemorando nosso 7o título e 4o seguido !!!
Já q tirou nosso título...Espero mesmo esse tipo de punição !
bem feito !
ResponderExcluirE a proposito..gostei de blog ! Parabens !
Você escreve muito bem, gostei
ResponderExcluir